Tatuagens de Flores

Por Francine Oliveira Publicado em 11 de novembro de 2013

As tatuagens florais continuam a ser "queridinhas" de muitos que desejam enfeitar o corpo, encontradas tanto entre homens quanto mulheres. Contudo, não podemos negar que, especialmente as mulheres que buscam a primeira tatuagem, imagens de flores são escolhas mais seguras, por se encaixarem bem a qualquer parte do corpo, realçando a feminilidade sem chamar tanto a atenção se comparadas com outros desenhos maiores ou mais visíveis.


Existem desenhos de flores mais simples e generalizados, usados apenas para fins de composição, sem detalhamentos. Contudo, devemos ter em mente que cada flor que puder ser especificada tem um significado e, para um tatuador, é interessante estar ciente disto para informar seus clientes no momento da escolha do desenho.


Nas composições japonesas, por exemplo, cada elemento tem um significado e é de suma importância para os orientais que os elementos adequados sejam representados juntos, incluindo as flores. Infelizmente, tatuadores que conhecem apenas as imagens, mas que não buscam pesquisar mais a fundo, confundem frequentemente as espécies das flores e em que ocasião elas podem ser tatuadas quando se trata da tatuagem oriental.


No folclore chinês, as flores estão relacionadas às estações do ano: a íris ou a magnólia representam a primavera; a peônia e a flor de lótus são símbolos do verão; o crisântemo surge no outono; e a ameixeira representa o inverno. Sabendo dessa relação com as estações, podemos, por exemplo, apreender que, numa tatuagem oriental, peônias e flores de lótus não podem aparecer juntas aos crisântemos, pois florescem em épocas diferentes do ano.


O mestre tatuador Horihide chama ainda a atenção para o fato de que as carpas, ao subirem a correnteza, não podem ser representadas junto a peônias nem a flores de cerejeira, uma vez que essa migração ocorre no outono - daí elas aparecerem ao lado de crisântemos ou de folhas de carvalho; as cerejeiras, que florescem no início da primavera, também não podem ser desenhadas junto a cobras, que hibernam justamente nesse período.


Confira, abaixo, o significado das flores mais populares que costumam estar representadas em tatuagens:


· Peônia: na China, é a rainha das flores. Símbolo oriental de realeza, riqueza e honra, além de ser um presságio de boa sorte. Corresponde ao fim da primavera e, principalmente, à chegada do verão.


Tatuagem flor peônia feita pelo artista Daniel Novais


· Crisântemo: em grego, significa "flor de ouro". Outra planta nobre entre os chineses, foi levada ao Japão pelos budistas, tornando-se um símbolo nacional. Segundo a lenda, uma pétala de crisântemo colocada no fundo de uma taça de vinho traz vida longa e saudável. Representa a "despedida" do verão, sendo uma flor outonal. Um crisântemo vermelho simboliza o amor, quando dado para alguém especial; um crisântemo branco simboliza sinceridade; a amarela, amor não correspondido.


Tatuagem Flor Crisântemo


· Flor de lótus: sagrada para diversas culturas orientais, a representação da lótus está presente principalmente no Japão, Egito e Índia. Seu principal simbolismo vem de como floresce, em meio ao lamaçal, para se mostrar bela durante o dia. À noite, suas pétalas se fecham e ela mergulha novamente. A flor que desabrocha de uma água escura e lodosa em busca de luz simboliza uma elevação espiritual.



Tatuagem Flor de Lótus


· Flor de cerejeira: por desabrocharem ao mesmo tempo, "em massa", essas flores parecem nuvens no topo das árvores, marcando o fim do inverno e o começo da primavera, num espetáculo chamado de sakura zansen (algo como "linha de frente das cerejeiras"), que dura aproximadamente dois meses, do início de março até abril, começando pelas regiões mais quentes do país até chegarem a Hokkaido, já em maio. Simbolizam a natureza efêmera da vida, uma vez que são flores de extrema beleza que morrem rapidamente. É um amuleto de boa sorte e de afeição, por representar a primavera. Segundo a lenda japonesa, a sakura vem da princesa Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e se transformado na flor. Ela também tem sua origem associada ao cultivo de arroz; "kura" significa "depósito em que se guarda arroz", alimento básico dos japoneses considerado uma dádiva divina.


Tatuagem Flor de Cerejeira


· Orquídea: delicadas, mas belas e exóticas, as orquídeas têm espécies variadas, cada qual com seu significado específico. Entre os gregos, a orquídea era um símbolo de virilidade, mas, quando passaram a ser cultivadas na Inglaterra, na época vitoriana, estavam associadas ao luxo e ao requinte.


Tatuagem orquídea


» a orquídea rosa ou lilás é uma flor que indica sedução, ideal para conquistar seu interesse amoroso;
» a orquídea vermelha significa desejo sexual;
» a orquídea branca simboliza o amor puro, sendo comum nos buquês de noivas;
» a orquídea amarela está associada ao amor erótico;
» a orquídea negra é um símbolo de poder e autoridade absoluta, um sinal de algo pertencente à elite.


· Flor-de-lis: a origem de toda sua simbologia é bastante complexa e imprecisa, mas associa-se principalmente à monarquia francesa, sendo também muito comum em brasões e escudos. "Lis" é um galicismo que significa "lírio" ou "íris" (gêneros de flor), que pode também significar uma contração de "Louis", já que Luís VIII foi o primeiro monarca francês a adotar o símbolo - dessa forma, "flor-de-lis" significaria "flor-de-Louis".

Seu desenho mais conhecido é uma alteração gráfica da iris-de-marais, uma flor nativa da Europa, do ocidente asiático e do noroeste africano - há também representações da flor entre os egípcios, em que está associada à lenda de Osíris. As três pétalas da flor representariam fé, sabedoria e valor. No cristianismo, seriam o Pai, Filho e Espírito Santo e, ainda, podem significar os três braços da hierarquia feudal: aqueles que trabalham, aqueles que lutam e aqueles que rezam. Na alquimia, era um símbolo para o fogo. São também o símbolo oficial do escotismo. Seu formato é ainda uma referência ao tridente, tanto como arma medieval quanto, atualmente, como símbolo do Exú para a Umbanda e o Candomblé.

Bastante recorrente na literatura, para a qual se tornou um símbolo informal (hoje representando o curso de Letras também), a flor-de-lis ficou famosa por estar tatuada na ex-mulher de um dos três mosqueteiros, no livro de Alexandre Dumas, o que significaria que ela havia cumprido pena por algum crime grave.


Lírio: ainda há dúvidas sobre a flor-de-lis ser uma representação do lírio, devido a sua origem controversa. O lírio, propriamente dito, representaria a pureza, amores proibidos, fecundidade ou amor intenso.


Tatuagem Flor de Lis


· Rosa: talvez seja a flor mais popular do ocidente, consagrada a muitas deusas na mitologia mundial. Seus significados variam também de acordo com as cores. Para os gregos antigos, era o símbolo de Afrodite (Vênus na mitologia romana), deusa do amor. O cristianismo a adotou como o símbolo de Maria. A deidade hindu do amor, Lakshmi, nasceu de uma rosa. É também consagrada à Ísis, que usa uma coroa de rosas. Seu miolo fechado se tornou um símbolo para o segredo. Na alquimia, a rosa representa o feminino, correspondendo ao órgão sexual da mulher.


Tatuagem  Rosa Vermelha


» rosas vermelhas: são o símbolo clássico do amor;
» brancas: estão relacionadas à pureza e inocência;
» cor-de-rosa: indicam um apreço ou agradecimento e a ausência de más intenções;
» amarelas: significam satisfação e alegria, mas são também vistas como maliciosas por indivíduos supersticiosos;
» laranjas: estão associadas ao entusiasmo e ao desejo;
» vermelhas bordeaux: são um símbolo de beleza inconsciente;
» azuis: representam confiança, reserva, harmonia e afeto;
» verdes: são símbolo de esperança, equilíbrio e descanso da juventude;
» violetas: associadas à calma, autocontrole, dignidade e aristocracia;
» pretas: representam separação, tristeza e morte;
» cinzentas: significam desconsolo, aborrecimento e velhice.


Fontes:
Significado do crisântemo para o povo japonês; Horihide e a tradição japonesa; Flor de lótus: significado; Cerejeiras japonesas; Flor de cerejeira; Natureza da terra; Flor-de-lis: um símbolo; Wiki: Flor-de-lis; Mundo de flores; Brasil escola - mitologia;


Avalie este post

Dê uma nota de 1 a 5 estrelas

Comentários

Faça um comentário sobre este post