Christian Tibiriça

Santos - SP Em 12 de setembro 2013

Christian Tibiriçá tem 39 anos e é tatuador já há 25 anos. Ele é proprietário do estúdio Litoral Tattoo. Confira a entrevista com esse tatuador veterano:


Como começou? Fez algum curso ou teve um tatuador que lhe ensinou?
Tatuo desde os 14 anos. Nessa época, em 1988, não tinha curso para tatuador, mas com a influência de alguns tatuadores comecei a obter algumas dicas.




Tem um estilo que mais gosta de tatuar? Há algum estilo específico que costuma ser mais procurado pelos clientes? Entre os estilos que você faz, há algum que considere mais difícil ou mais trabalhoso?
Gosto de todos os estilos, mas gosto muito de tatuar oriental. Aqui no estúdio tem uma procura muito grande por tatuagens orientais, coloridas e preto e cinza, porém tenho muita dificuldade em fazer tatuagens nos estilos tradicional e new school.



Quais suas principais fontes de inspiração? Quais seus tatuadores favoritos? E artistas em geral?
Tenho como fonte de inspiração alguns tatuadores europeus, mas os favoritos são os brasileiros! Sou muito fã dos trabalhos do Polska Tattoo, Ganso Galvão, Marcelo Mordenti, Italo Nanais, Murilo Oliveira, Rodrigo Callegari... Enfim, são tantos que não caberiam aqui nessa matéria!



O número de tatuadores aumentou bastante nos últimos anos. Você acha que isso torna mais difícil o reconhecimento, principalmente dos bons profissionais – em oposição aos mais “comerciais”?
O número de tatuadores aumentou bastante mesmo, nesses últimos anos. Na verdade, não sei se isso é bom ou ruim, pois temos ótimos tatuadores. A parte ruim é que, com tanto tatuador no mercado, fazendo tatuagens a preço de banana, a clientela acaba não dando valor ao trabalho de um profissional qualificado, desvalorizando a arte.



Você já participou em várias premiações. Normalmente, você já faz a tatuagem para concorrer ou só decide que vai inscrevê-la quando a vê pronta?
Normalmente costumo fazer tattoos pra concorrer mesmo, mas quando tenho algum trabalho finalizado do qual eu goste muito, acabo levando pra convenção.



Por fim, tem algum recado a dar, algum agradecimento ou mensagem?
Sim, tenho muito a agradecer, primeiramente a Deus, e agradeço muito à minha equipe de trabalho, que está sempre me apoiando e me ensinando muito, Kwick Rodrigues, Paloma Yamane, Drika Melo, Dani Melo, Gui Scene e a todos os amigos e clientes que acreditam em meu trabalho.



Contato para agendamentos
Litoral Tattoo - (013) 3238-2802
www.facebook.com/christian.tibirica




Galeria de fotos

Avaelie esta entrevista